Solução radical: extrair a gordura
A liposucção e a micro-liposucção são as soluções radicais para eliminar a gordura das pernas e da
barriga. A técnica nasceu em França, há dez anos, e está hoje implantada em toda a Europa. Os resultados deste tipo de operação dependem do cirurgião plástico que a realizar, do estado prévio da pele, da quantidade de gordura a extrair e dos cuidados pós-operatórios.
Antes de se submeter seja a que tipo de intervenção for o/a paciente tem de proceder a um exame médico geral, fazer análises ao sangue e à urina, uma radiografia ao tórax e um electrocardiograma. A intervenção é assistida por um anestesista e é realizada numa sala de operações.
As estações do ano mais indicadas para a fazer são, o Outono e o Inverno, uma vez que depois da operação é obrigatório o uso de uma faixa compressora durante os trinta dias seguintes.
Durante este espaço de tempo não deve ser feito nenhum desporto e deve evitar-se o sol, pois queratiniza as pequenas cicatrizes da intervenção.
A liposucção
Só é recomendável para os casos em que se tem de extrair muita gordura, nunca devendo a extracção ultrapassar os dois quilos. A anestesia pode ser geral ou epidural, esta introduz-se na derme — o segundo estrato da pele — uma cânula de 2,5 cm de diâmetro por 28 de comprimento. A gordura é sugada por um aspirador. A operação necessita de um dia de internamento em clínica e transfusão de sangue.
- Vantagens
A imediata redução de volume;
- Inconvenientes
Não é recomendável para mulheres maduras, com a pele e os músculos flácidos, pois
deixam hematomas, mas estes desaparecem ao fim de um mês.
A micro- liposucção
Também conhecida como lipoescultura, é uma intervenção que se pratica por zonas e com anestesia local. Introduzem-se agulhas finas de 4 mm de diâmetro somente na zona a tratar: no <calção de montar>, no interior das coxas e dos joelhos, na barriga, nos tornozelos, etc.
- Vantagens
Como a anestesia usada é a local, a paciente fica acordada, podendo colaborar com o médico em caso de dor.
A operação dura quatro horas e a paciente sai pelo seu pé. Como as agulhas são muito finas, a operação é muito precisa e a pele adere ao músculo com maior facilidade.
Não nos esqueçamos que a gordura está entre a pele e os músculos. A sua extracção significa a criação de bolsas que deixam uma superfície epidérmica irregular.
- Inconvenientes
Deixa hematomas e, como no caso da liposucção, ficam cicatrizes, mais finas, nos locais onde se introduz a cânula.
.
- Resultados
A maior parte dos médicos assegura que a gordura não se reproduz, se se observar uma dieta alimentar adequada e se se fizer exercício físico. Uma operação mal feita tem como resultado imediato hemorragias, zonas corporais assimétricas e ondulações na pele. Uma operação bem-feita, deixa a pele terna e equilibra as formas do corpo e diminui o volume.