Precauções e cuidados essenciais
- Beber água. A água não emagrece, mas contribui para eliminar as toxinas e impedir a sua acumulação no corpo. Dois litros diários mantêm o organismo hidratado, livre de detritos, melhorando notavelmente o estado da pele.
- Ao fazer exercício também se deve beber muita água e em momento algum se deve ter a
boca seca. - Cuidar da alimentação. O café, o álcool, o tabaco, os alimentos ricos em gorduras saturadas e os farináceos — pão e bolos — ajudam ao desenvolvimento da celulite e da gordura. A fruta — comida entre as refeições —. as verduras e os legumes — cozidos em vapor, para conservarem as vitaminas e os oligoelementos — o peixe, grelhado ou cozido em vapor — e as carnes magras — frango sem pele, vitela e vaca, sem gordura — são a base de uma dieta possuidora de todos os elementos necessários ao não agravamento dos problemas com as pernas.
- Evitar roupas apertadas. Realçam a figura, são sexy, mas comprimem a pele e os músculos e retardam a circulação do sangue. Quando se tiram as Jeans, as cintas, os collants, as meias curtas e os cintas muito apertados, ficam marcas, um sinal da pressão exterior que durante horas comprime, dia após dia. as estruturas internas do corpo. É assim, com a retenção que essas compressões provocam, que nascem e se desenvolvem as acumulações de gordura — que deformam o corpo — e a má circulação do sangue — que o intoxica.
- E não podemos esquecer as varizes, outro grande problema estético das pernas, muito frequente. Estas são o resultado de um capilar carregado de sangue que impede a entrada de sangue novo
e de oxigénio para alimentar os tecidos. Tudo o que influencia a circulação sanguínea altera a
formação do tecido muscular e cutâneo. Por isso, evitar a roupa apertada é um cuidado básico para a saúde e estética das pernas.
Ter em atenção que quando se faz uma dieta de emagrecimento ou anticelulite, tem de se fazer, simultaneamente, exercício físico. Caso contrário, perder-se-ão quilos ou reduzir-se-á de volume, mas surgirá um novo problema: a flacidez muscular. O segredo está em reduzir os excessos da silhueta, mantendo a firmeza do corpo.