Outras microcirurgias com substâncias de preenchimento

/
/
/
6 Views

Gore-tex

Uma vez que é um tecido sintético, não é reabsorvido pelo organismo. Os seus melhores resultados registam-se nas rugas do contorno da boca e na testa, cm peles grossas.

Fibrel

É reabsorvível. O cirurgião extrai umas gotas de sangue à paciente, com as quais fabrica uma gelatina que se injecta nas rugas. Serve para qualquer zona do rosio. menos para os pés-de-galinha.

Net-face

Em forma de malha, introduzem-se fios de sutura na segunda camada da pele. a derme. Estes fios reforçam os músculos faciais, preenchem as rugas e remodelam a oval do rosto. A pele reage com rubores e manchas, durante uns dias, e a operação tem de ser repetida, no prazo de dois anos.

Fios de ouro

As rugas de ambos os lados da boca. entre as sobrancelhas, os pés-de-galinha e o pescoço sâo as zonas e afecções que se tratam com fios de ouro de 24 quilates. Dura cinco ou seis anos.

Silicones

Esta substância, obtida de dois polímeros dc silício, e útil para tratar as rugas da testa e entre as sobrancelhas e o contorno da boca. Recomenda-se, a partir dos quarenta e cinco anos. O efeito visual nào é imediato. É dc longa duração e não é reabsorvível pelo organismo.

Cirurgia facial

Há que distinguir dois tipos de tratamento. O primeiro, conhecido por lifting, é uma operação que repuxa a pele, alisando-a, e destina-se a corrigir a flacidez e descaimento dos músculos e da pele. O segundo é um peeling, ou exfoliação profunda, cuja acção apaga as rugas. Existe uma terceira possibilidade, a cargo dos cirurgiões plásticos: consiste em operações parciais para subir as pálpebras, eliminar as olheiras ou os papos e redesenhar um nariz. Vejamos as características de cada caso concreto.

O lifting

Existem três tipos de lifting:

  1. Lifting coronal. O especialista divide o rosto em três áreas, de cima para baixo. Este tipo de lifting corrige a testa, sobrolhos e sobrecenho. A operação dura uma hora. Requer anestesia local e um dia de ligaduras. Não é necessário o internamento e as cicatrizes ficam dissimuladas pelo cabelo.
  2. Lifting temporal. Serve para levantar as sobrancelhas e as pálpebras. Não deixa cicatriz e tem as mesmas características que o anterior, no que respeita a ligaduras e anestesia.
  3. Lifting cérvico-facial. E mais complicado do que os anteriores. Com esta operação, corrigem-se as maçãs do rosto, o ângulo maxilar, o sulco nasogeniano, a papada e as aderências platismais do pescoço. Ou seja, ergue toda a flacidez que possa surgir entre os malares e o pescoço. Requer anestesia geral, duas horas e meia de operação, dois dias com ligaduras e um de internamento na clínica. A cicatriz é feita à frente do lóbulo da orelha e do trago — a cartilagem proeminente situada cm frente do canal auditivo.

Quando fazer?

Além deste tipo de operações não deverem ser repetidas, sem respeitar um intervalo mínimo de sete anos, a idade recomendada para se submeter a tais correcções faciais é, em geral, a partir dos quarenta e cinco anos, época em que o rosto perde a sua firmeza. Para melhorar os resultados, convém ir a uma esteticista um mês antes, a fim de efectuar uma limpeza profunda e uma cura com oligoelementos, para estimular, vascularizar e irrigar a cútis, o que a prepara para a operação e facilita a cicatrização depois desta.

O peeling* ou exfoliação

É feito com a utilização de abrasivos que eliminam, por fricção, as rugas. Existem dois tipos de fórmula.

  1. A primeira é feita com ácido tricloroacético, aplicável a todo o tipo de peles. Além das rugas, elimina toda espécie dc manchas. Durante a sita aplicação, pode provocar descarnação ou repuxamento. Na realidade, esta substância «descasca» literalmente o rosto, provocando um enrubescimento generaliza- do da face. que desaparece ao cabo de uma semana. São utilizadas pomadas de hidrocortisona e antibióticos.
  2. A segunda é o ácido de fenol, uma substância que embranquece de tal maneira a pele que não pode ser aplicada em peles de pigmenta- ção escura ou morenas. Mais doloroso do que 0 primeiro, o fenol é útil em pessoas muito mais velhas, que não tenham a mínima predis- posição para apanhar sol. É doloroso, tem de se andar com o rosto coberto de ligaduras, durante dois dias. e são precisas duas semanas para recuperar. A pele queima-sc mais com este tratamento e fica irritada. Durante seis meses, não se pode apanhar sol.

Ambos os produtos actuam como verdadeiras borrachas» de rugas.

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar