Como escolher o bronzeador adequado?
No momento de escolher um bronzeador tem de se ter em conta: o tipo de pele, a época do ano e as horas em que se vai usá-lo. as condições climatéricas, a zona geográfica e o tempo que se vai permanecer ao sol. Perante estas condições, e como norma geral, tem de se escolher o factor adequado pelo número constante do rótulo, começando pelo mais alto e descendo de número, a pouco e pouco.
Exemplo: No primeiro dia de exposição, uma pele clara deve utilizar pelo menos um factor de protecção 8. Passadas vinte exposições, pode passar para o 6; quando já estiver bronzeada, pode baixar para o 4. Mesmo que a pele já esteja bronzeada, nunca deixar de usar um produto com filtro protector.
Os bronzeadores não impedem a pele de adquirir o tom escuro, por natureza e com a sua melanina, fá-lo sozinha, apenas retardam o bronzeado, tornando-o mais saudável. Para alem de tudo o que fica dito, deve ter-se cm conta que existem zonas da pele que necessitam sempre de um índice de protecção maior: o rosto, os seios, os ombros, o nariz e os lábios, pois nestes locais a pele é mais fina e queima-se mais depressa do que nas outras zonas do corpo.