As Sobrancelhas
As sobrancelhas delimitam a arcada supraciliar. Umas sobrancelhas bastas e bem desenhadas, isto é, bem depiladas, dão uma beleza natural ao olhar. A depilação mais recomendável e com a pinça e feita por uma esteticista especializada em imagem. Ela adaptará a forma da sobrancelha — num desenho encurvado e amplo — à forma do olho, princípio básico da beleza do olhar. Com as sobrancelhas acontece o mesmo que com os dois lados do corpo: não há ninguém que os tenha absolutamente iguais.
Problemas
Uma depilação mal feita na juventude pode criar minicalvas para toda a vida. ou seja, espaços onde não há pêlos. Isto soluciona-se.utilizando um lápis da mesma cor que a sobrancelha, para tapar essas faltas. A linha é sempre traçada, seguindo o mesmo sentido do crescimento dos pêlos, com um lápis muito macio, também ele esbatido, com uma cotonete. É também assim que se realçam sobrancelhas pouco
marcadas e escassas.
Fundamental: penteá-las
Depois de pintados os olhos, penteia-se as sobrancelhas — sempre no sentido do crescimento — com uma escovinha própria. Existem fixadores em gel, que se aplicam com a escovinha, que mantêm o desenho da sobrancelha durante horas.
Pintá-las
As sobrancelhas e as pestanas podem ser pintadas com tintas apropriadas, mas sempre por um profissional e com análise prévia de alergia. A tinta actua como uma maquilhagem permanente e tem uma duração aproximada de dois meses. É útil, tanto do ponto de vista estético, como para solucionar problemas de albinismo ou de sobrancelhas e pestanas grisalhas.