A máscara
Se se tiver cabelos oleosos, nunca se deve usar este produto. Em contrapartida, uma vez por semana dá excelentes resultados em cabelos secos; em cabelos normais, de quinze em quinze dias; e em cabelos mistos, se for aplicada só no caule e na raiz, também de quinze em quinze dias.
A máscara é um tratamento de choque que fornece elementos nutritivos suplementares ao cabelo e que lhe deixa a superfície brilhante e suave. Aplica-se sobre o cabelo, depois de lavado e com ele ainda húmido, sempre a 1 cm da raiz, deixando permanecer o produto pelo tempo indicado nas instruções que o acompanham, de dez a quinze minutos. Tem de se utilizar uma quantidade abundante, em geral, as máscaras são cremosas e um pente para repartir o produto por igual, ou então de o separar em madeixas, trabalhando-as uma a uma entre o polegar e o indicador, insistindo no caule e nas pontas. Em seguida, se o cabelo for comprido, apanha-se com uma pinça na parte de trás da cabeça e envolve-se numa toalha quente e húmida, ou usa-se papel de alumínio. Este procedimento, já atrás referido, destina-se a tentar manter o calor enquanto o produto actua sobre o cabelo, método equivalente ao utilizado nos cabeleireiros com os aparelhos de ar quente, pois o calor facilita a penetração do produto. Por fim, enxagua-se a cabeça com água morna.
Outra maneira de obter excelentes resultados com uma máscara capilar é aproveitar os dias de sol e de praia. Consiste em se pôr ao sol com a máscara no cabelo e esperar que calor natural faça efeito. Isto protege a fibra perante o sol e utiliza a sua temperatura para fazer o produto actuar melhor. Em qualquer dos casos, o enxaguamento final deve ser abundante e eliminar todos os resíduos de produto.