A temperatura da cera é sempre mais elevada do que a do corpo. Estende-se com a espátula uma camada sobre a superfície a depilar e, passados alguns segundos, arranca-se com os dedos. Pressionar sobre a pele, com a palma da mão, nesse momento diminui a incomodidade.
Vantagens:
Arranca os pêlos com a raiz e pode ser utilizada em qualquer ponto do corpo excepto no rosto, embora determinadas profissionais a utilizem para depilar as sobrancelhas. O processo é menos doloroso e mais eficaz quando a cera é nova, pois usada e reaquecida muitas vezes concentra mais o calor, ao faltar-lhe porosidade devido à acumulação de pelos flutuantes.
Inconvenientes:
Não serve para pessoas com problemas de circulação — varizes, capilares visíveis, etc. É dolorosa, quando mal aplicada pode mesmo queimar a pele, e torna-se pouco higiénica: em certos estabelecimentos é reutilizada várias vezes, e em pessoas diferentes.
Em alguns institutos de beleza, utiliza-se a cera quente com liras de papel. A depilação fica mais cara, mas não há problemas de higiene.
Atenção: Frias ou quentes, as ceras nunca devem ser aplicadas quando existir alguma infecção na pele. Têm de ser estendidas no sentido do crescimento dos pêlos; os poros ficam muito abertos depois da extracção dos pêlos com ambas as fórmulas. Para os fechar e refrescar a pele, têm de se dar massagens com álcool, que se evapora rapidamente, o que permite a aplicação de um creme hidratante.