São o semáforo do estado orgânico. Quando se regista alguma alteração no corpo, as unhas evidenciam-no. Se a cor rosada normal do tecido sob as unhas se tornar pálida ou azulada, é porque a pessoa está anémica. Qualquer tipo de estrias, manchas brancas e depressões na superfície da unha, denota que há algo no organismo que não vai bem.
Como se cortamSempre em quadrado e com uma tesoura de unhas de bicos finos e encurvados, nunca com alicate, para evitar que a base, no dedo, se inflame e a unha se levante, tomando um aspecto muito feio.
As tesouras possibilitam uma forma melhor e só cortam a borda, sem deformar o crescimento das camadas da unha. Quando estas adquirem a forma de amêndoa, significa que a cutícula central é cortada com muita frequência.
As unhas alargam-se, eliminando as cutículas laterais. Para este fim, existem substâncias que se aplicam com cotonetes e que removem a pele em excesso. São menos agressivas do que o tira-cutículas.
Pintar as unhasSe se utilizarem vernizes de cores muito fortes, como encarnados, deve aplicar-se, previamente, uma base incolor, que protege a unha e prolonga a permanência da cor. Estas bases, que se estendem com um pincel e se deixam secar, melhoram a aderência do verniz, evitando que o seu pigmento penetre nas unhas, debilitando-as; além disso, são úteis para uniformizar a superfície sobre a qual se aplica o verniz, que se deve estender sempre numa primeira camada, deixando-a secar bem, antes de aplicar outra por cima. Para a pintura não se estragar, tem de esperar-se cinco minutos com as mãos quietas. Nunca se deve aplicar o verniz ao sair do duche: as unhas estão mais moles e o verniz adere com dificuldade. O mesmo acontece ao sol: o calor impede o verniz de secar como deve ser.
Unhas quebradiçasFracas, partem-se de repente a qualquer toque ou pressão. Crescem pouco e mal. Como todas as estruturas ósseas do corpo, as unhas alimentam-se de oligoelementos: ferro, magnésio e enxofre. Os alimentos mais importantes para o seu crescimento e brilho são o leite, o queijo, o iogurte, os ovos, os mariscos e tudo o que for rico em vitamina A: cenouras, espinafres, brócolos, melão e alperces.
Fórmula natural para as fortalecerIntroduzir as unhas em óleo de rícino morno, durante vinte minutos. Feito duas vezes por semana, este tratamento dá resultados ao fim de um mês.
Precauções da estética das mãos