Retomada pelos médicos naturistas a partir dos anos 50, a aromaterapia era utilizada pelos curandeiros de épocas passadas. Consiste no uso de óleos essenciais de plantas e da sua influência no estado de espírito das pessoas, proporcionando bem-estar e energia.
Esta técnica curativa está estreitamente ligada à influência dos odores sobre a psicologia das pessoas. Um aroma que se pode associar a uma boa recordação consegue proporcionar bem-estar, ou, no caso inverso, mal-estar, influenciando os comportamentos, provocando repouso ou excitação, e, finalmente, pode mesmo revelar-se curativo. Os óleos essenciais utilizados na prática da aromaterapia são aplicados de três maneiras:
Por inalação, isto é, utilizando o sentido do olfacto.
Por via tópica, isto é, através da pele, mediante a aplicação de compressas, óleos ou ervas aromáticas para o banho, óleos de massagem, etc.
Por via oral, com a devida prescrição e indicação de apologia pelo médico.
Apontaremos aqui apenas aqueles óleos essenciais de uso tópico capazes de melhorarem o estado da pele ou de proporcionar repouso em estados de nervosismo ou de stress. Todos eles podem ser adquiridos em ervanárias e lojas naturistas.